30 mars 2007

Dance: Pina Bausch in Lisbon


For the Children of Yesterday, Today and Tomorrow
coreografia de
Pina Bausch/ Tanztheater Wuppertal

Não sei se
Pina Bausch é já mais burguesa e menos revolucionária que antes, a coreógrafa continua a manter a sua aura de mistério e a sua distância, próprios de um mito da dança contemporânea. No entanto, a sua dança, as coreografias do Tanztheater Wuppertal, continuam a encantar-me mesmo se nem sempre são surpreendentes ou transcendentes. Tenho visto várias coreografias suas, algumas já estreadas há bastantes anos como "Café Müller" , pois a sua companhia sempre volta a trazer ao palco obras anteriores ao mesmo tempo que estreia novas coreografias. Gosto da expressividade dos bailarinos, da emotividade e paixão das suas coreografias e dessa fronteira que pisam entre teatro e dança, bem enquadradas por excelente música. E do facto que os bailarinos (e sobretudo as bailarinas) não têm em geral aqueles corpos perfeitos e estilizados dos dançarinos(as) habituais. Apesar de tudo, parece inegável hoje o génio daquela que foi uma das coreógrafas mais influentes dos últimos 25 anos do século XX e que ainda hoje é uma referência no mundo da dança. Mesmo que, como alguns hoje afirmam, se tenha tornado 'conservadora', dentro do seu 'mundo' e projecto, sem se 'abrir' ao mundo da dança contemporâneo. Eu, sempre que posso não perco um espectáculo da sua companhia.

A sua coreografia "Para as crianças de ontem, hoje e amanhã" (For the Children of Yesterday, Today and Tomorrow) chega ao Teatro Camões, em Lisboa, integrada na comemoração dos 30 anos da
Companhia Nacional de Bailado, de Lisboa. A produção teve estreia absoluta em 2002 e já passou por vários países como Espanha, França, Itália, Brasil, Estados Unidos e Japão.

No Teatro Camões, Lisboa, dias 5, 6 e 7 de Abril às 21:00, dia 8 de Abril às 16:00.


Música: Felix Lajko, Nana Vasconcelos, Caetano Veloso, Bugge Wesseltoft, Amon Tobin, MAri Boine, Shirley Horn, Nina Simone, Lisa Ekdahl, Gerry Mulligan, Uhuhboo Project (Korea), Cinematic Orchestra, Goldfrapp, Gothan Project, Guem, Hughscore, Koop, Labradford, T.O.M., Prince. Textos: Harmonia Caelestis de Péter Esterhazy, "Keepers of the Night - Native American Stories and Nocturnal Activities for Children" de Michael J. Caduto e de Joseph Bruchac "How the Bat Came to Be".
<

Aucun commentaire: