24 mars 2006

museu da língua portuguesa de São Paulo


No dia 20 de Março foi inaugurado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, Brasil, no coração mesmo da cidade, na Estação de trens (comboios) da Luz. Parece ser a primeira instituição totalmente dedicada ao idioma de um país.

Aparentemente este não é um museu aborrecido daqueles que provocam sonolência e enfado, não evocando bustos de Camões e outros, óleos sobre o descobrimento com índios nus e edições antigas de Pero Vaz de Caminha ou Gonçalves Dias. Nada disso. Este museu foi concebido como uma viagem, ou várias, como um ponto de encontro com a língua, a literatura e a história, proporcionando uma viagem sensorial e subje(c)tiva pela língua portuguesa, guiada por palavras, autores e pelo povo do Brasil. Um museu interactivo com diversas mídias, com filmes, audição de leituras e sotaques diferentes.


Instalado no prédio acima da plataforma de trens/comboios da Estação da Luz, o museu conta com um vasto conteúdo sobre a história da Língua Portuguesa, os idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que a linguagem assume no cotidiano/quotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros temas.

E para quando um museu da lusofonia em Lisboa, sobre a(s) viagem(ns) da lusofonia pelo mundo?

Aucun commentaire: